Hoje vou postar o áudio, pois infelizmente não tenho vídeo, do SHOW TELECOTECO OPUS n°1 - com Cyro Monteiro e Dilermando Pinheiro de 1966.
Um Show gravado no Teatro Opinião, em que a "Dupla 11" fez uma apresentação histórica cantando sucesso, contando casos e encantando toda a plateia presente.
Salve o Samba, Salve Cyro Monteiro, Salve Dilermando Pinheiro
Na minha opinião, o carnaval das chamadas "escolas de samba", está em decadência e isso já faz um bom tempo, os motivos para esta decadência são muitos, alguns escrevi no post Carnaval, no blog: http://www.nossasprosas.blogspot.com/
Hoje trago algo sobre o verdadeiro carnaval.O mesmo que embalava as multidões no séc.XVIII e que até hoje não caiu em descrédito, por que são criadas e cantadas pelo POVO. Abaixo seguem dois vídeos, o primeiro em homenagem à São Luiz do Paraitinga, que foi devastada pelas chuvas e que aprenta todos os anos um carnaval maravilhoso. O outro é em homenagem à Quilombo, essa sim, escola de samba, criada pelo mestre Candeia e que trazia a simplicidade e a beleza do samba , num carnaval puro.
Como é legal brincar o carnaval da forma mais simples e POPULAR!
"O teu cabelo não nega mulata
Porque és mulata na cor
Mas como a cor não pega mulata
Mulata eu quero o teu amor"
Hoje pretendo falar um pouco de um grande mestre do samba. Nelson Sargento.
Nelson Sargento é um grande compositor da Estação primeira de Mangueira.
Alfredo Português, um dos fundadores da Agremiação e pai adotivo de Nelson, foi quem descobriu o talento que o garoto trazia já na infância.
Nelson integrou o grupo A VOZ DO MORRO ao lado de Paulinho da Viola, Zé Kéti, Elton Medeiros, Jair do Cavaquinho, José da Cruz e Anescarzinho.
Também teve vários parceiros de composições, como por exemplo; Carlos Cachaça, Darcy da Mangueira, João de Aquino, Pedro Amorim, Daniel Gonzaga e Rô Fonseca e um em especial. CARTOLA.
Dizem que Cartola, via em Sargento - a quem havia-lhe ensinado os primeiros acordes de violão - o seu sucessor.
E como diz a letra de FIZ POR VOCÊ O QUE PUDE - segundo Dona Zica, musica dedicada a Nelson Sargento -“Surge outro compositor com mesmo sangue na veia”.
E surgia mesmo. Anos depois da morte de Cartola, Sargento compusera - O SAMBA, AGONIZA MAIS NÃO MORRE -, fazendo jus ao que o mestre Cartola esperava de seu "pupilo".
Neste Vídeo, Nelson Sargento canta a musica FIZ POR VOCÊ O QUE PUDE, ao lado de convidados, no programa "Sarau" (sobre os 100 anos de Cartola) da Globo News.
Ouça a musica também na radio SAMBAS DA PESADA, na voz do próprio mestre Cartola.
Salve o Samba, Salve Nelson Sargento !!!
Até a Próxima.
NELSON SARGENTO - FIZ POR VOCÊ O QUE PUDE (cartola)