A maior polêmica do samba começou quando Noel Rosa não gostou da música Lenço no Pescoço de Batista que explicitava seu orgulho de ser vadio e associava a imagem do sambista com a malandragem. A partir daí foi um verdadeiro bate-boca através das músicas. Noel e Batista travaram uma luta para desmoralizar um ao outro. Confira abaixo um vídeo mostra um pouco o que foi essa "briga". Baixe também o CD com os sambas.
Noel de Medeiros Rosa - Compositor. Cantor. Violonista. Nasceu no bairro de Vila Isabel, no Rio de Janeiro, tornando-se anos mais tarde conhecido como o "Poeta da Vila". Morou durante seus vinte e seis anos e meio de vida na mesma casa na rua Teodoro da Silva, que tempos depois seria demolida para a construção de um prédio residencial que leva seu nome. Filho de Manuel Medeiros Rosa, que era gerente de camisaria, e da professora Marta de Azevedo, teve em seu nascimento fratura e afundamento do maxilar provocados pelo fórceps, além de uma pequena paralisia na face direita, que o deixou desfigurado para o resto da vida, apesar das cirurgias sofridas aos seis e doze anos de idade.
Wilson Batista de Oliveira - Compositor. Cantor. Filho de um humilde pintor de paredes, funcionário da guarda municipal de Campos, RJ, João Batista de Oliveira e Isaurinha Alves de Oliveira. O gosto pela música veio da convivência com o tio, Ovídio Batista, que tocava vários instrumentos e era maestro da banda "Lira de Apolo", em Campos.
Fonte:http://www.dicionariompb.com.br/
Os Sambas da polêmica:
1. Lenço no pescoço
2. Rapaz folgado
3. Mocinho da Vila
4. Palpite infeliz
5. Feitiço da Vila
6. Conversa fiada
7. João Ninguém
8. Frankenstein
9. Eu vou pra Vila
10. Terra de cego
11. Vitória
12. Meu mundo é hoje
Baixe os sambas:http://www.badongo.com/pt/cfile/8204899
Até a próxima!
Duelo maravilhoso!!! Sempre gosto de ouvir as músicas
ResponderExcluir