domingo, 10 de janeiro de 2010

+ Candeia

Já havia postado em novembro texto sobre Candeia, mas tenho certeza que nunca é demais valorizarmos quem mais admiramos, isso em qualquer esfera.Por isso, hoje trago mais informações para o blog. Candeia, que na minha opinião é um dos maiores sambistas da história, fundou em 1975, após lutar incansavelmente contra a predominância dos "estranhos" ao samba na sua querida Portela, o Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba Quilombo (GRANES - QUILOMBO).Abaixo, o Manifesto de Criação.Para quem ama o samba, é de arrepiar!

“Estou chegando...
Venho com fé. Respeito mitos e tradições. Trago um canto negro. Busco a liberdade. Não admito moldes.
As forças contrárias são muitas. Não faz mal... Meus pés estão no chão. Tenho certeza da vitória.
Minhas portas estão abertas. Entre com cuidado. Aqui, todos podem colaborar. Ninguém pode imperar.
Teorias, deixo de lado. Dou vazão à riqueza de um mundo ideal. O amor é meu princípio. A imaginação é minha bandeira.
Não sou radical. Pretendo, apenas, salvaguardar o que resta de uma cultura. Gritarei bem alto explicando um sistema que cala vozes importantes e permite que outras totalmente alheias falem quando bem entendem. Sou franco atirador. Não almejo glórias. Faço questão de não virar academia. Tampouco palácio. Não atribua a meu nome o desgastado sufixo –ão. Nada de forjadas e mal feitas especulações literárias. Deixo os complexos temas à observação dos verdadeiros intelectuais. Eu sou povo. Basta de complicações. Extraio o belo das coisas simples que me seduzem.
Quero sair pelas ruas dos subúrbios, com minhas baianas rendadas sambando sem parar. Com minha comissão de frente digna de respeito. Intimamente ligado às minhas origens.
Artistas plásticos, figurinistas, coreógrafos, departamentos culturais, profissionais: não me incomodem, por favor.
Sintetizo um mundo mágico.
Estou chegando...”

Vídeo:Homenagem à Candeia - Jornal Da Record


Nota:
granesquilombo - O vídeo é bom, mas esses jornalistas insistem em desconhecer as Histórias do povo deste país. A quilombo foi sim para a avenida, mas não para a marques de sapucaí, construída apenas em 1984.


Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário